quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Reportagem

OMS constata que atual geração pode ter expectativa de vida menor
24/02 - 13:30 - EFE



Genebra, 24 fev (EFE).- A atual geração de crianças "poderia ser a primeira em muitíssimo tempo a ter uma expectativa de vida menos elevada que a de seus pais", advertiu hoje a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

Índice de doenças crônicas aumenta em crianças

Na abertura da primeira reunião dos participantes da rede mundial contra as doenças não-transmissíveis, Chan lembrou que essas doenças se concentram cada vez mais em pessoas jovens e inclusive em crianças que podem sofrer de hipertensão e alguns tipos de câncer.

A responsável da OMS acrescenta que nada menos que 43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de obesidade ou sobrepeso, uma condição que gera riscos para a saúde ao longo de toda a vida e despesas médicas potencialmente elevadas.

Em seu discurso perante representantes de Governos, centros de pesquisa, entidades filantrópicas e empresas que participam da reunião, a diretora da OMS ressaltou que as doenças não-contagiosas foram consideradas próprias típicas de países ricos, o que não se aplica mais na atualidade.

Ela disse que esses males estão agora "fortemente concentrados" nos países de renda média e baixa e nos grupos mais pobres dentro deles.

Segundo os dados da OMS, seis em cada dez mortes que ocorrem por dia no mundo se devem a doenças não-contagiosas, das quais é possível se prevenir e para algumas das quais existem tratamentos.

Os especialistas asseguram que uma quarta parte das mortes atribuídas a essas doenças poderiam ser evitadas com medidas de prevenção adequadas.

No total, 35 milhões de pessoas morrem por ano por causa dessas doenças, entre elas: problemas de coração, derrames cerebrais, diabetes, câncer, doenças respiratórias crônicas e distúrbios mentais.

Até 80% dessas vítimas se encontra em países em desenvolvimento, onde os quatro grandes fatores de risco (fumo e consumo de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo) tendem a aumentar.

O mesmo vale para os fatores biológicos de risco: aumento da pressão arterial, do colesterol, da glicose no sangue e um alto índice de massa corporal (medida calculada em função da estatura e do peso da pessoa).

Essa constatação derruba o mito de que as doenças não-contagiosas afetam principalmente os países ricos. EFE is/sa

Retirado do site Último Segundo

2 comentários:

sandra disse...

lindoooooooooooooooooo de mais sua história de vida,aprendi muito com ela .. só tenho a agradecer a você doce amiga por ter a coragem e umildade de compartilhar conosco sua experiencia,fotos realmente xocam,mas saõ nescessarias para um interno aprendizado..você me emocionou com sua determinaçaõ e garra.. beijos meus com carinho e obrigada por vencer..

alice disse...

olá thaís, fiquei emocionada com sua história. eu tambem estou com cancer de mama ,na mama esquerda tambem.é muito bom saber que tudo se tem uma solução. eu fui operada dia 19.07.11, e a cicatriz que ficou no peito quase nem se nota ,mas infelismente houve uma queimadura durante a cirurgia que se tornou uma ferida no meu peito do tamanho duma azeitona mais ou menos e isso esta demorando sarar,o medico teve que dar uns pontos um mes depois da cirurgia pois aquilo não fechava.agora ta fechado mas ainda doi, sei que não está curado por completo.a minha preocupação é que ainda tenho que fazer 30 seções de radioterapia e so posso fazer qdo a ferida estiver completamente curada.tenho medo do tumor começar a crescer de novo.pelo que voce fala na sua historia voce teve que esperar mito tempo para curar a mama , isto atrapalhou a continuação do seu tratamento? desculpe estar perguntando mas é muito importante pra mim. meu nome é alice, sou brasileira tenho 40 anos e moro em portugal a 10 anos. um beijinho pra voce