sexta-feira, 30 de maio de 2008

Tratamento

Bom, fiquei dias sem escrever, porque agora o tempo é muito precioso (sempre foi, mas depois do diagnóstico vc dá mais valor a ele), e precisei correr atrás de muitas coisas, até então desconhecidas.
Comecei meu tratamento dia 21 de maio no Hospital A. C. Camargo, o médico me deu uma lista de exames para fazer.
Comecei pelo Raio X de tórax, depois a mamografia, esta me fizeram repetir 3 vezes, e a radiologista fazia uma cara nada boa. Perguntei se tinham achado um parceiro do lado direito também. Ela não entrou em detalhes e desconversou.
Depois me chamou de novo e de novo. Aí eu já ria, não sei se de nervoso ou o que, porque todo mundo fazia uma vez só e ia embora e eu já era a quarta vez que repetia, até que veio uma médica falar comigo. Me encheu de perguntas, do tipo: _ Tem certeza que ninguém na família tem? Vc amamentou? Fuma? Eu logo respondi que não tinha nenhuma das características do grupo de risco, a não ser ter tomado anticoncepcional, mas nada além disso.
Achei tudo muito estranho, mas minha tia Magali e seu marido Júlio que me acompanharam nesse dia, e foram maravilhosos, me acalmaram, dizendo que deve ser um procedimento normal.
Tem uma coisa que eu preciso contar ainda que não dê nome às pessoas. Fui no hospital e ao sair da consulta, fui marcar os exames. Ao entrar numa das salas do hospital onde marcam os exames me deparei com uma amiga dos velhos tempos de Guararema, onde morei a vida toda (estou há 3 anos em SP), foi um espanto, ela perguntou quem eu estava acompanhando e quando disse que eu era a paciente, ela levou um susto. Ela estava ali acompanhando seu marido, pelo qual sempre tive o maior carinhoe respeito, pois cursamos a faculdade de direito juntos, fizemos estágio no mesmo local, e é uma pessoa admirável. Se não fosse tão triste seria uma festa! Poderia dizer que fiquei muito feliz de encontrá-lo lá, não fosse a gravidade da situação.
Desde então trocamos telefones e mantemos contato. Ele foi operado e passa bem.
Voltemos então ao meu caso.
Voltei ontem ao hospital, para dar continuidade aos exames que são muitos, e desta vez meu marido e meu irmão foram comigo. Meu irmão é forte, daqueles que parecem preparados para ver de tudo, já meu marido, eu sabia que poderia ficar impressionado, principalmente com as crianças. E ficou. Não disse nada, mas dava para notar.
Fiz primeiro o de urina, depois o de sangue, depois ultrasson total de abdômem, biópsia onde tiraram 4 pedacinhos do caroço, e por último a cintilografia óssea. nessa última vc recebe uma injeção minúscula de um contraste na veia, na hora não dói nada. Vc tem que esperar 2 horas para esse líquido rodar pelo seu organismo e aí fazem um tipo de raio x de seus ossos do corpo todo.
Não sei se foi esse líquido ou o quê, sei que saí do hospital com dores de cabeça terríveis, igual a nunca tinha tido antes, parecia que formigas em chamas subiam pela meinha cabeça, doía muito. Cheguei em casa e não tinha condições de ler nada, nem de falar, nem de chorar, nem de nada. Só queria que aquela dor sumisse, mas ela não sumia. Tomei alguns remédios para dor e consegui dormir. Acordei umas 2 horas depois, bem melhor, mas ainda vinham algumas pontadas.
Melhorei. Hoje acordei nova em folha. Já já tenho de voltar ao hospital para terminar meus exames.
Esses dias todos foram de muita reflexão, muitos questinoamentos, muita pesquisa, pesquisas estas feita pela internet, que às vezes ajudam e às vezes tarapalham.
Estou lendo um livro que indico para qualquer pessoa, Lance Armstrong, que conta a história de um ciclista campeão que passou pela doença, e não vou contar muito para que vocês se interessem pelo livro.
Tenho que agradecer a muitas pessoas, que estão me ajudando muito.
Meu marido que está aguentando tudo isso, meus irmãos, meus tios e tias, a Joana, uma moça delicada que conheci ainda criança que passou pelo câncer e tem me ahjudado muito com informação, digo que ela é minha enciclopédia, a Karla, a Catarina, Cuca, Letícia, que mesmo de longe se mantêm presente.
Ao Hospital A. C. Camargo que me acolheu e tem me dado a segurança que preciso e a certeza de que irão me ajudar nessa batalha.

Nenhum comentário: