
Desejo a tod@s um Feliz MMX e que neste ano todos nossos desejos possam se realizar.
Um grande abraço a tod@s!
Thaís
Blog que relata minha experiência aos 29 anos ao descobrir um câncer de mama. e-mail: thais.fernanda.andrade.monteiro@gmail.com
Renata Losso | 05/10/2009 19:21
A Delta Airlines celebra o evento com um avião especial, inaugurado em 29 de setembro
Já pensou no Monumento às Bandeiras todo iluminado de rosa? Pois é como ele ficará hoje, 05 de outubro, às 20 horas, para a abertura do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”. O objetivo do evento é, mais uma vez, alertar as mulheres brasileiras para a importância do exame de mamografia no combate ao câncer de mama.
O movimento que se inicia hoje também iluminará, além de outros pontos da cidade de São Paulo, o Cristo Redentor – cartão postal do Rio. Em outros países do mundo, o mês de outubro também é dedicado a campanhas de atenção para o tema. No dia 29 de setembro, a linha aérea norte-americana Delta Airlines inaugurou o evento com um avião especial; no dia 24, na Austrália, a famosa Ópera de Sidney ganhou iluminação cor de rosa.
Como parte das ações, que tomarão conta das principais cidades do país durante todo o mês, uma van batizada de Rosamóvel vai circular pela metrópole e alertar todas as mulheres sobre o quão essencial é o exame de mamografia. No roteiro do Rosamóvel está o Espaço Santa Helena, na Rua Oscar Freire, amanhã. No dia seguinte, 7 de outubro, a van passa pelo Shopping D&D, por Taboão da Serra e pelo Shopping Cidade Jardim. Entre outros destinos, no dia 12 circulará no Parque Ibirapuera e no Parque Villa Lobos.
Além da cidade de São Paulo, o Rosamóvel também vai passar por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. Além do Cristo Redentor, no Rio, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, e o Palácio do Campo das Princesas, em Recife, também receberão o choque de luzes cor de rosa, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, de acordo com a American Cancer Society, cerca de 465 mil mulheres morrem anualmente por culpa da doença. É melhor correr para o rosa, antes que seja tarde.
Fonte: http://delas.ig.com.br/saude/outubro+rosa+chama+atencao+para+o+combate+ao+cancer/n1237506699328.html#5A palavra aniversário vem do latim e significa: que volta todos os anos, que acontece todos os anos. Na verdade adoro aniversário. Dos outros. O meu mesmo não curto muito, sempre me deu um pouco de tristeza, talvez por eu nunca ter feito grandes comemorações dele quando criança, nunca tive AQUELA FESTA!!!
Mas confesso que é um dia de muita reflexão para mim, hoje completo meu segundo aniversario pós câncer, se um dia achei que não completaria 30 anos, completei. Não só os 30 como os 31! E ao mesmo tempo que me sinto aliviada, me bate um baita sentimento de ... sei lá como denominá-lo, pode ser medo, questionamento, reflexão, complicado descrever todos esses sentimentos numa única palavra.
O bom é que nesse dia aqueles amigos que não vemos há anos se manifestam, e têm alguns muito especiais. Roberto é um deles que esse ano inovou a maneira de me parabenizar me mandando um e-mail um dia antes de “surpresa”, respondendo um e-mail que eu lhe mandara meses antes. Sempre me diverti muito com ele, é um grande amigo que sempre me faz rir. O Marcos também, logo cedo recebi sua mensagem, cheia de palavras lindas, afinal ele é um poeta. Há aqueles que telefonam, enfim é bom saber que a gente conhece tanta gente.
O Freddy, meu filho, me escreveu 2 linhas com a letra mais linda que ele já fez, linda mesmo! O Pedro ainda não escreve, tem só 2 anos, mas e muito esperto e me enche de abraços.
O Alessandro então, sem comentários.
Depois de tudo isso, a tristeza vai embora e fica a alegria de “rever” ou “reler” tantos amigos e assim o aniversário começa a ter um outro sentido.
Certa vez um amigo, me disse que as palavras tem muito poder e me contou sua experiência com suas constantes reclamações de que andava trabalhando demais e que seu sonho era ficar em casa pelo menos uns 3 meses sem fazer nada. Passado algum tempo fora acometido por um câncer e teve não só os 3 meses mas muito mais tempo de repouso para se tratar, fazer quimios, etc...
Ao ouvir o que ele disse lembrei de mim.
Meu pai faleceu em dezembro de 2006, 12 dias antes de seu aniversario, ele completaria 61 anos. Logo após seus 50 anos meu pai, um homem lindo, ativo, alegre, adorava esporte, começou a ter comportamentos que, para qualquer um passa por simples esquecimento, distração. Era Mal de Alzheimer. Imagina um homem jovem ainda com 50 e poucos anos com Alzheimer, ninguém acredita, primeiro porque o físico dele não correspondia com o de uma pessoa doente, afinal de contas ele parecia “normal”, claro o Alzheimer e uma demência e não há sinais físicos, mudanças na aparência que possam constata-lo. Assim foi, por longos anos, começou com pequenos esquecimentos, que foram crescendo, e o que antes só causava problemas a ele mesmo ou a família foi tomando outras proporções, e não há como vc conter tais atitudes do doente, pois chega um momento em que eles se tornam agressivos. Ele foi um pai maravilhoso, e para mim foi muito triste ver toda a evolução da sua doença e seu fim. Certa vez eu estava trabalhando e minha mãe telefonou para dizer o que meu pai tinha aprontado, fiquei tão triste e chocada que meu chefe percebeu e indagou. Na mesma hora disse que o Alzheimer era a pior doença do mundo, que meu pai sempre tinha sido tão honesto e bacana a vida toda que não merecia isso. Disse que toda a família sofria e que eu jamais queria ter Alzheimer, que eu preferia ter câncer.
Ai esta o poder da palavra, talvez tenha sido isto, ou não, vai saber, mas me lembrei dessa historia, tive saudades dele e resolvi contar.
Um abraço,
Thais