segunda-feira, 9 de junho de 2008

História do “Laço Cor-de-Rosa”

Um homem, atraente, de meia idade, entrou em um bar e sentou-se. Antes de fazer o pedido, notou que um grupo de homens mais jovens que estavam em uma mesa perto da sua riam dele.
Lembrou-se da pequena fita rosa que levava na lapela de seu blazer e viu que se tratava de gozação. Olhou um deles diretamente nos olhos, levou o dedo até a lapela e apontou: Isto?
O outro respondeu-lhe: “Desculpe-me, amigo. Mas estávamos comentando como está bonito com esta fitinha rosa no blazer azul”.
- O sr. Que usava a fita convidou-o para sentar-se com ele em sua mesa e disse-lhe: “ Uso esta fita para chamar atenção sobre o câncer de mama. Uso-a em homenagem a minha mãe.
- Sinto muito, ela morreu de câncer de mama?
- Não. Ela está sadia e muito bem, mas foram seus seios que me alimentaram quando eu era bebê. Também uso em honra a minha esposa. Foram seus seios que alimentaram nossa filha de 23 anos.
- Já sei! Suponho que também use esta fita em honra a sua filha.
- Não! É muito tarde para isto. Minha filha morreu de câncer de mama há um mês. Ela pensou que era muito jovem para ter câncer. Assim, quando acidentalmente, notou uma pequena protuberância em seu seio ela ignorou. Pensou que como não a incomodava e nem doía, não havia com o que se preocupar.
Portanto, em memória de minha filha, uso esta fitinha com muito orgulho. Isto me dá oportunidade de falar com outras pessoas para que incentivem as mulheres a praticar regularmente o auto-exame das mamas e a fazer momografia uma vez por ano.
Tome. O homem buscou no bolso e entregou ao outro uma pequena fita cor-de-rosa.
Ele pegou, olhou-a e disse: “Poderia me ajudar a colocá-la?”
Seja você também um multiplicador. Vamos, todos juntos, abraçar esta idéia.

2 comentários:

Iracema disse...

ola, sou Iracema, moro em Curitiba e sou voluntaria no Instituto HUMSOL,instituto humanista de prevenção de câncer de mama, sou contadora de história, faço contação quando a palestrante Tania Gomez vai dar palestras de prevenção; gostaria de parabenizar este conto e pedir permissão de conta-lo, pois teremos uma ação grande no mes de outubro, por motivo do outubro rosa, e seria lindo poder trabalahar este texo aguardo retorno abraços Iracema Stancati
cemastancati@hotmail.com

regina disse...

Sou a Regina do blog Renascer. Fiz esse blog porque tive câncer de Mama. Foram dus cirurgias,o tratamento,quimio e a rádio, depois outras cirgias no ùtero.Ouvi Ana Maria falar que mês de outubro é o mês do combate ao câncer de mama. Quero entrar nessa luta. meu Bblog. http://reginamurbach-renascer.blospot.com/ abraços.